terça-feira, 1 de junho de 2010

Aprendendo alfabeto através de jogos aplicando condicionamento operante e respondente



Os jogos eletrônicos eliciam(provocam) um comportamento prazeroso ou satisfatório. Quando a criança está começando a ser alfabetizada, se tentarmos concientizá-la de que o estudo é fundamental para ser um profissional bem sucedido no futuro, concerteza ela não irá compreender a relevância disso.

Para conseguir despertar a consciência da criança a longo prazo é preciso estabelecer contingências de reforçamento ou meios para modelar e atingir o comportamento desejado, tais como?

1- Jogo eletrônico(estimulo incondicionado) provoca prazer na criança;
2- Alfabeto (estímulo neutro) ainda não desperta interesse para a mesma;
3- Esquema de razão fixa( aumenta-se a resistência passo a passo)
4-Modelagem( reforça-se comportamento parecidos com o que se deseja obter)

Primeiro como a criança ainda se limita a representações imediatas, ainda não consegue fazer representação mentais ou abstrair conceitos e trabalhar com metáforas sabemos que ela sente prazer em jogar, pois o jogo lúdico através de imagens e ações produzem efeitos prazerosos e para incentivá-la a aprender o alfabeto é necessário, aplicar a modelagem, esquema de razão fixa e o paradigma respondente como?

1- No jogo acima (corrida de carros), o instrutor mostra que ele só pode jogar, se conseguir dizer e colocar as letras "A,B,C D,F,G,H" para posteriormente jogar.

O instrutor tem que ensiná-lo passo a passo, e o reforço tem que ser contingente a cada etapa de uma conclusão bem sucedida ou seja a criança pronuncia "AB" e depois joga, o joga apresenta efeito satisfatório, portanto o dizer "AB" vai se estabilizando nas suas experiências, se tornando estimulo discriminativo(base) para uma posterior classificação pois o processo produz consequências imediatas produzida pelo jogo.

Quando o aprendizando dominar uma parte do que foi proposto a ele, o instrutor utiliza o esquema de razão fixa , isto é, "AB" ele já consegue reconhecer o sentido de "AB", aumenta-se a resistência de 2 para 4 letras"ABCD", quando ele ficar tolerante as 4 letras, se muda novamente a resistência de 4 para 6 "A,B,C,D,E,F" se a resposta da nova etapa for satisfatória ofereça o estimulo prazeroso que é o ato de jogar, e que será contingente a resposta desejada que é aprender, até atingir o objetivo de ler 8 letras ABCDEFGH.

Vá aumentando a resistência que são uma quantidade X de letras para cada comportamento emitido, reforçando com o prazer do jogo até a criança aprender por completo o alfabeto.

Assim a criança aprende sem saber que está estudando,e ao mesmo tempo ela internaliza
a idéia de que para conseguir determinado objetivo ela precisa obdecer certas regras
que são fudamentais, se "conscientizando" assim a longo prazo do que precisa fazer
para garantir sua sobrevivência.

Se não for bem aplicada a técnica:

- Pode gerar comportamentos hedonistas( comportamento compulsivo e jogar)
- Aumenta a resistência para extinguir o comportamento de jogar.

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