quinta-feira, 27 de maio de 2010

Comportamento na sala de aula



Assumir o magistério é um trabalho complexo, pois exige muita paciência do corpo docente, é dificil "conscientizar" os alunos, jogando explicações mentalistas a respeito do seu futuro profissional, pois os mesmos não tem experiências específicas a cerca da realidade objetiva, para entender a relevância do estudo,é preciso tomar
certas atitudes tais como:

1- Adotar métodos práticos que faça o aluno associar a satisfação obtida com atividades produtivas que ajudam a construir uma identidade voltada para concretizar objetivos, fazendo com que esse aluno construa o termo "consciência" através de ações que represente a realidade. exem: Um grupo de alunos resolve caçoar ou apelidar um de seus amigos que esta na sala de aula o prof faz um intervenção e tenta mostra através de um discurso abstrato sensibilizar aquele grupo. A resposta de tomar consciência daquela situação não tem resultados efetivos, porque o aluno não consegue reconhecer suas atitudes, portanto não se aplicou medidas práticas para esse grupo experienciar as consequências que faça despertar a consciência a longo prazo.


2- A ludicidade não é apenas uma forma dos alunos passar o tempo, é a partir do envolvimento com os símbolos e na interação com as pessoas que se desenvolve a linguagem e o pensamento, mas as funções psicológicas podem ocorrer através do processos de modelagem por aproximações sucessivas e reforço positivo.


exem: Prof faz uma dinâmica na sala onde cada aluno irá representar uma profissão. Na educação tradicional se o prof na sala apenas joga o assunto sobre determinada profissão fica difícil fazer um representação mental de como agir em um função específica. Na educação construtivista no momento em que criança resolver representar um médico especialista em neurologia, ela não vai aprender apenas os termos técnicos e internalizar somente a teoria, é através da prática e no contato com a profissão, observando, analisando, mensurando os dados do que se está pesquisando, é que se vai passando por experiências positivas e negativas, vai se modelando um conjunto de comportamentos , porque ele participa ativamente das consequências imediatas ou da relação de causa e efeito e que vai sendo formada minuciosamente, onde se associa a teoria(estimulo neutro)que não provoca nada no inicio, e a prática( estimulo incondicionado) que provoca satisfação , sendo assim a associação respondente e condicionamento operante importante para dar sentido a profissão.

Nenhum comentário: