quinta-feira, 27 de maio de 2010

MMORPG(mu online) e análise do comportamento



Mu-online é um game onde vários jogadores criam seus personagens, escolhem uma profissão, desenvolvem habilidades e aumentam de nivel de acordo com a experiência adquirida. O comportamento compulsivo de pode ser observado por várias técnicas da análise do comportamento tais como: CRF(reforçamento contínuo) ou seja quando uma pessoa cria um avatar ou personagem começa do nível "1", quando vai adquirindo experiencia seu 'nível aumenta.

o reforço ele é contingente nos primeiros níveis de forma mais gratificante sem intervalo de tempo,isto é, quanto mais a pessoa joga, mais ela é recompensada. No reforço continuo, constitui-se um repertório de dependência, pois o jogador entende que é fácil jogar e chegar há um novo nível, as ocorrências no CRF se tornaram estimulo dicriminativo para o jogador persistir em jogar, porém depois de um certo tempo a maneira de se chegar a esse novo nível "muda", ocorre o "reforço intermitente" ou seja depois do jogador ter experienciado as consequencias de suas ações no reforçamento contínuo, para se chegar há um novo nível ,será preciso adquirir experiencia de uma maneira mais planejada articulando estratégias e táticas para superar o nivel atual e atingir outro assim o reforço vai sendo contingente a cada etapa.

Ocorrendo assim o esquema de razão fixa(depois que o jogador emitir um numero fixo de respostas ele é recompesado com outro nivel) ou seja nível 1 ao 10(10 pontos de experiencia) quando o jogador emitir 10 respostas a decima é reforçada. nível 10 ao 20(20 pontos) quando o individuo emitir 20 a vigésima será reforçada fixando assim um repertório de dependência por aproximações sucessivas, cristalizando o o fenômeno do comportamento compulsivo de jogar.

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