quarta-feira, 23 de junho de 2010

Práticas culturais



Sinopse sobre o filme Instinto:

Em uma de suas viagens o Dr. Ethan Powell (Anthony Hopkins), um famoso antropologista, desaparece. Ele é encontrado em Ruanda dois anos depois, mas antes de ser detido ele mata três homens e fere dois. Após algum tempo o governo americano consegue sua custódia e ele passa a ser analisado pelo Dr. Theo Calder (Cuba Gooding Jr.), um psiquiatra que considera este caso uma oportunidade rara. Mas por algum motivo o Dr. Powell não fala uma única palavra, mas aos poucos esta barreira é quebrada e o médico aprende muito da vida com o antropólogo, que muitos consideram louco.

Não vou analisar profundamente as cenas do filme, para não fugir da idéia central de que a longa metragem é um exemplo que mostra claramente que as práticas culturais(regras,normais e valores deteterminados pelos aparelhos repressivos) vem enfraquecer o homem, fazendo com que ele deixe de reforçar comportamentos fortalecedores e reforca-se os comportamentos agradáveis, nas épocas mais remotas o homem não utilizava ferramentas para caçar e garantir sua sobrevivência, só que com o tempo esse homem percebe que a ferramenta se constitui como uma representação simbólica que pode ser repassada historicamente aos membros de sua espécie com a função de satisfazer sua necessidades, conforme passou o tempo a função de tal ferramenta é selecionada de acordo com evolução da espécie, o homem deixar de caçar sem o uso de instrumentos e compromete a eficácia de seus sentidos, por isso é acometido por doenças porque a seleção natural é lenta para acompanhar o ritmo do seu corpo.

Ex1: messenger(bate papo virtual), antes da globalização da tecnologia de informação, não existiam comunidades virtuais e as pessoas tinham contato direto com outras pessoas.

ex2:Há um tempo atrás não existia geladeira, as pessoas bebiam água em temperatura ambiente, muitos não percebem, mas se você acaba de degustar uma refeição "quente" e depois bebe água gelada o que acontece? choque térmico no intestino, pode não ter consequências a curto prazo mais a longo prazo é perigoso. E isso é prática comum em nossa sociedade contemporânea.

Nenhum comentário: