quarta-feira, 4 de julho de 2012

Será se as pessoas gostam de forró?




Será se as pessoas gostam realmente de forró? ou aprendemos a gostar?
é interessante compreender, que o ato sexual é um reforço condicionado, ou seja, nós aprendemos a "gostar" pela consequência da ação que esse ato nos proporciona e nesse momento o individuo dá significado para aquela condição corporal que é sentida, geralmente nomeando aquela sensação. No caso do forró a letra em sí, no primeiro momento funciona como estímulo neutro, isto é, não tem "força" ou "significado algum para as pessoas que escutam", só que o ato sexual é um reforço primário, pois tá relacionado a função de sobrevivência, e que têm importância biológica para o organismo. As bandas de forró então, utilizam dançarinas com coreografias sensuais, e nesse momento, há um emparelhamento ou junção da letra da música com as coreografias sensuais(esta ligada ao ato sexual), conforme aumente a frequencia das pessoas nas apresentações desses shows, elas aprendem a "gostar" não porque a letra em sí seria "boa", mas pelo fato das coreografias das dançarinas evocar aquela sensação de prazer que é associada a letra, com o tempo a letra em sí evoca a sensação de prazer e ninguém sabe porque "gosta" rs

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Felicidade como mercadoria



depois da primeira e segunda guerra mundial, surge o capitalismo, essa nova modalidade mitiga o significado da felicidade, antes do capitalismo não existia grandes bens de consumo, as pessoas consumiam apenas o fundamental para sobreviver, esse sistema econômico atual naturaliza formas de sermos sociais, engessam papéis a serem representados, tudo para garantir a manutenção das relações socias, assim a felicidade se resume ao ciclo de ver, trabalhar e comprar. Um sistema ambíguo e descartável, ao qual aderimos silenciosamente em virtude da guerra da sociedade disciplinar, ou seja, uma briga pelo controle da mente e do corpo, descartando a punição corporal ou suplicio da época medieval para que se possa induzir a felicidade materializada.


mais informações no artigo abaixo:

http://www.psicologia.pt/artigos/ver_opiniao.php?codigo=AOP0313

terça-feira, 20 de março de 2012

curso: Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde





Para quem se interessa no movimento da integração entre a educação permanente e continuada, voltada para a promoção e prevenção de saúde, acesse a página a baixo:

http://www.ead.fiocruz.br/curso/index.cfm?cursoid=612

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Jerome Behaviorista?



Lembra daquele seriado Todo mundo odeia o Chris? olha só um exemplo de condicionamento respondente por associação , que Jerome está aplicando nessa situação ,nos primeiros 40segundos. será se deu certo?

Para quem não sabe, O comportamento respondente é a associação feita entre a resposta emitida imediatamente após a apresentação do estímulo.
Si(estimulo incondicionado)= garotas gostam o estilo de Jerome
Sn(estimulo neutro)= não apresenta nenhuma força na situação - Ex: Chris
Ri(resposta incondicionada)= resposta emitida sem aprendizagem
Rc(resposta condicionada)= associação feita através do emparelhamento entre Si+Sn

Jerome quiz dizer:

si= ri(garotas gostam)
Si + Sn = rc(garotas gostam)
(jerome) + chris)

Sc(chris)= Rc(garotas gostam)


O que ocorre é a modificação de comportamento através de mecanismos estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central do sujeito.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Falta de estudos psicológicos que abordem novas possibilidades de atuar em situações de pobreza



Sabemos que a psicologia surgiu em países desenvolvidos, portanto, os países da EUROPA e EUA tem um poder aquisitivo mais elevado do que os países da américa do sul, principalmente o BRASIL, então, como os princípios e pressupostos teóricos criados para satisfazer a demanda local dos países "auto-suficientes", podem atender a necessidade da comunidade carente do Brasil? já que a necessidade mais urgente, é a fisiológica(fome,sede,sono), entende-se que a resolução do conflito psicológico, só poder ser trabalhado após a realização das necessidades básicas, para que não haja o psicologismo e prescrição de comportamentos fora do contexto social. De acordo com a pesquisa sobre os estudos psicológicos, a psicologia se foca muito na clinica tradicional curativa e esquece de compreender a representação social de um grupo específico.

matéria completa

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Videogames estimulam decisões rápidas ?



De acordo com as pesquisas realizadas com relação a prática recreativa dos jogos eletrônicos,a tomada de decisão é influenciada pelo processo chamado de "inferência probabilística". A medida em que o o jogador participa do game, cria repertórios que serve de base, para eliminar comportamentos não assertivos, como cada resposta efetiva é reforçada para alcançar o objetivo, a pessoa na vida "real", procura encaixar o modelo assertivo do jogo em seu estilo de comportamento na realidade, agindo conforme o repertório efetivo construido na ficção.

materia completa aqui

domingo, 13 de novembro de 2011

Avalie seu nível de Estresse




As vezes nós, não conseguimos identificar as variáveis que são função do comportamento desadaptativo no trabalho, porque estamos constantemente expostos a esses estímulos através da dessensibilização sistemática, ou seja, estamos tão habituados a certos estímulos que acreditamos que o comportamento ansioso ocorrido no trabalho, é da pessoa(acredita que nasceu com ele) e não do comportamento( Aprendido) , é de uma situação geral e não específica do ambiente.

Avalie seu nível de estresse aqui!